quarta-feira, 7 de março de 2018

Projeto "hora cívica" da Afonso


Projeto "hora cívica"
Escola Municipal DE Ensino Fundamental Afonso Bedinot
“Somando talentos, dividindo sucessos!”
Público alvo: alunos do Pré escolar - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Período de duração: Todo o ano letivo.
Justificativa
            O homem cívico é aquele que, consciente e voluntariamente cumpre seus deveres e zela pela integridade de seus direitos. Para tanto, faz-se necessário promover entre o educando situações que favoreçam atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e companheirismo, levando-os ao pleno desenvolvimento da cidadania. A hora cívica será um momento de reflexão e participação, oportunizando a todos expressar idéias, sentimentos, adotando atitudes que visam resgatar valores como o respeito e a tolerância.
Desta maneira a escola Afonso Bedinot em sintonia com a Lei nº 12.031/09, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas, planeja semanalmente em cada segmento o Momento Cívico. Os professores conscientizam os alunos sobre a postura diante do Hino Nacional e a importância de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do país. Na oportunidade, fez-se uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, com ênfase no exercício da cidadania e no respeito à liberdade de expressão. A finalidade educativa ministrada pela Escola inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visa o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo é uma atitude que se aprende comportamento que se desenvolve e é parte do ato de educar.
 Objetivo
Resgatar o amor e o respeito pelos símbolos nacionais;
Possibilitar ao educando uma formação integral, resgatando valores, encaminhando-os para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Cultivar o hábito de cantar os hinos cívicos e prestar as devidas homenagens à Pátria;
 Oportunizar aos educandos demonstrar suas habilidades através da música, dança e peças teatrais.
Tornar ambiente escolar mais agradável.
 Incentivar a participação da comunidade nos eventos realizados pela escola. 
Metodologia
             À hora cívica será realizada a cada 15 dias nas segundas e/ou sextas- feira, para que todos possam preparar-se para as apresentações, que serão coordenadas pelos professores e equipe pedagógica.
Reuniremos no saguão da escola, onde será cantado o hino nacional e outro hino cívico, na presença dos alunos e funcionários da escola. Após faremos as apresentações dos alunos.
Avaliação
Será direcionada à observação na mudança de comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula, pois, a aprendizagem só acontece quando há mudança de atitude.

 No dia 05 de marco/2018 iniciamos o Projeto Hora Cívica.
               A Diretora, Professores e funcionários da escola, reuniu os alunos em uma  de conversa, para assim estabelecer a importância de se relembrar os grandes acontecimentos históricos de nossa nação. O projeto irá acontecer no decorrer do ano, em todas as das de relevância cívica.
Cronograma:
MÊS
DATA
DATA
Março
05/03
23/03
abril
02/04
27/04
Maio
07/05
25/05
Junho
04/06
29/06
Julho
02/07
20/07
Agosto
06/08
31/08
Setembro
03,04,05.06 e 09/09
28/09
Outubro
01/10
26/10
Novembro
05/11
30/11
Dezembro
03/12
18/12

Abaixo são apresentadas algumas fotos da atividade realizada no dia 05/03/2018.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...