terça-feira, 13 de março de 2018

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA ESCOLA AFONSO


            De iniciativa das professoras Geovana Lima de Língua Portuguesa e Luana Santos de Ensino Religioso e Educação Física foi desenvolvida atividades diversas relacionadas ao dia Internacional da Mulher na Escola Afonso, com alunos do 6° ao 9° Ano do Ensino fundamental.  1° Apresentação da professora Luana; - 2° Poema recebi flores – 9° Ano; - 3° Dados da violência no Brasil e no mundo – 9° ano; 4° Slides sobre a violência da mulher - Professora Giovana; - 5°  Slides sobre a família – Professora Luana; 6° Defesa feminina: Lei Maria da Penha; Disque denúncia; Importância dos cuidados com o próprio corpo e da coragem em denunciar situações; 7° Slide de mulheres trabalhadoras; - 8° Poema – Cordel para Mulheres (Bráulio Bessa) 7° Ano 2; 9° Mulher maravilha – representa cada mulher na sua luta diária, na sua vaidade, guerreira e batalhadora.; 10 – Feliz dia das Mulheres 7°° e 9° Ano.

Hoje recebi flores! (mensagem sobre agressão física)

Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial; tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial. 
  Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos lados. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje. E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial. 
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não era Dia das Mães ou nenhum outro dia especial. 
Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje. 
  Hoje é um dia muito especial: É o dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer. Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para deixá-lo... Se tivesse pedido ajuda profissional... Hoje não teria recebido flores! 
Por uma vida sem violência!!! Partilhem essa mensagem para criar consciência.. 
PARA QUE SE TENHA RESPEITO PARA COM A MULHER, COM AS CRIANÇAS, COM O IDOSO, ENFIM QUERIDOS AMIGOS... QUE SE TENHA RESPEITO COM O PRÓXIMO, SEJA QUEM FOR !!! DENUNCIEM A VIOLÊNCIA... !!! Violência contra a mulher e a qualquer ser.
Cordel sobre as mulheres (Bráulio Bessa)
Na leveza de um poema/hoje cobro consciência. Que meus versos sejam fortes... contra qualquer violência./ Seja no corpo ou na alma que transforma agito em calma.
 Seja amor, seja paixão./ e a minha mensagem é: Entre homem e a mulhe, só quem bate é o coração.
Que o coração, SIM, bata forte. / a cada café na cama, a cada vez que você, mostrar o quanto a ama.
A cada gesto de amor, que alivia qualquer dor. / a cada surra de beijos, a cada vez que você, se virar pra atender, cada um de seus desejos.
Também faça ela chorar, de tanta felicidade, sentir dor lá na barriga, de tanto rir de verdade.
Seja sempre verdadeiro, carinhoso, companheiro./ E brigue pra vela bem. Troque tapas com ávida, nessa luta tão comprida, defenda ela também.
Que você aperte ela, num abraço arrochado, que cada marca no corpo, seja de batom borrado.
Que esse amor seja forte, e que haja um grande corte, no machismo, no preconceito. / que nós sejamos iguais/ que nós  sejamos bem mais que sejamos mais respeito.
Afinal, “Ela” ésão tantas, e essas tantas uma só, sua irmã, sua mãe, sua esposa, sua avó. Seu primeiro alimento repare seu crescimento.
Sua primeira acolhida, não esqueça onde estiver/ que foi,  SIM uma mulher, quem lhe deu o dom da vida.
Para finalizar este dia de homenagens a Diretora Luzia apresentou o vídeo sobre a Romaria da Terra, cujo tema era: Mulheres terra, resistência cuidado e Diversidade  onde Professores, alunos e comunidade escolar tiveram uma participação especial.
Parabéns aos profissionais da Educação que através de seus trabalhos, estão fazendo a diferença.!!!!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...