sexta-feira, 9 de março de 2018

Alunos da Afonso participam da assinatura do Termo de Intenção do processo de candidatura do Geoparque



Nesta terça-feira, dia 06 de março, os alunos do nono ano participaram do ato de assinatura do Termo de Intenção do processo de candidatura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e de uma palestra com o Consultor da UNESCO e Reitor da Universidade Regional do Cariri-CE, Dr. José Patrício Pereira Melo, em Praia Grande. Neste evento estavam presentes o Secretário de Esporte, Turismo e Cultura do Rio Grande do Sul, Vítor Hugo, e de Santa Catarina, Leonel Pavam, os Prefeitos das Cidades de Praia Grande, Henrique Maciel, Torres (  Carlos    ), Mampituba, Dirceu Selau, entre outras autoridades.
Atualmente no mundo, existem 127 territórios de geoparques reconhecidos pela UNESCO em 33 países, sendo 1 deles no Brasil, o Geopark Araripe localizado no Ceará, e possivelmente haverá mais um em nossa localidade.
A candidatura do geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é um grande avanço para o turismo da região, pois assim, terá um reconhecimento internacional. Esta proposta tem por base o potencial geoturístico dos cânions, também conhecidos como “Aparados da Serra”. A região é considerada patrimônio geológico nacional e conta com duas unidades de conservação federais, os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. A área é reconhecida como a maior concentração de cânions do país e apresenta uma sucessão de belíssimas escarpas que atingem até 1157 metros de altura, possuindo uma extensão total de aproximadamente 250 km. Aliada à beleza cênica dos cânions, também merece destaque a biodiversidade do Bioma Mata Atlântica e os geomonumentos da Planície Costeira. Neste contexto foi elaborado o cadastro dos geossítios/geomonumentos, indicando a relevância e interesse de cada um.Somado ao patrimônio geológico, merece destaque a infraestrutura para o turismo rural e de aventura oferecido aos visitantes que chegam à região. Ressalta-se, no âmbito da proposta do Geoparque, o envolvimento das comunidades locais que, através da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, vêm realizando ações relevantes em prol do turismo e da estruturação de um Geoparque na região. 
(Texto elaborado pelo aluno João Vitor Colombo Brocca do 9°  ano)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...