segunda-feira, 18 de junho de 2018

Soberania e Segurança Alimentar - 10a Festa da Banana Municipal



Soberania e Segurança alimentar foi tema de palestra nesta manhã de sexta feira 15 de junho - Festa da banana na comunidade de Rio de Dentro. A palestrante foi a Extensionista Lauren Pettenon da Silva representante da EMATER do município de Mampituba.
Segurança alimentar: a importância, cenário atual, oportunidades e encaminhamentos. De onde surgiu a temática para o simpósio da banana orgânica e juventude rural?
Soberania alimentar: O direito à soberania alimentar foi muito difundido a partir de 1996 pela Via Campesina, com outras associações contrárias à tendência de total liberalização do comércio internacional no campo agroalimentar. A declaração do Fórum de Organizações Não Governamentais (ONGs) ocorrida em Roma no referido ano apontava para as seguintes ideias: uma prioridade para a produção agrícola local para alimentar a população, com medidas para favorecer o acesso ao fundiário dos agricultores sem terra ou com pouca terra, bem como para assegurar o acesso à água, às sementes e ao crédito; o livre acesso às sementes; a salvaguarda da água enquanto bem público a ser repartido sustentavelmente; o direito dos Estados em proteger suas agriculturas das importações agrícolas e alimentares com baixíssimos preços e em favorecer uma produção camponesa sustentável; a participação das populações nos processos de tomada de decisão. Estas ideias estão associadas com o reconhecimento dos direitos dos agricultores (ou camponeses) de desempenhar um papel maior na produção agrícola e na alimentação.
Estavam presentes diversas lideranças políticas e representantes das organizações e entidades da região. A composição da mesa foi feita pela Secretária do meio Ambiente Jucinha Barros Ramos que deu boas vindas e chamou as seguintes autoridades: Prefeito Municipal Dirceu Gonçalves Selau, Presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Barbosa Schardosim, Secretário da Agricultura e representante do MPA Paulinho Boff, Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais Alcides Oliveira Lopes e Luís Bohn Representando Técnico da EMATER da região.
Os alunos do 8° Ano foram assistir as palestras acompanhados das professoras Mariani, Cloreci, estagiária Diana e professor Ricardo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...