segunda-feira, 2 de abril de 2018

Comemorações de Páscoa da Escola Afonso

As comemorações de Páscoa na escola Afonso são tradicionais, considerando que todos os anos fizemos a rifa de Páscoa para que as famílias possam contribuir com a escola de maneira mais acessível.
Mas o que se quer transmitir aos alunos com essa comemoração é o verdadeiro sentido de Páscoa. Que é a partilha, o perdão, a família, as vivências de maneira que leve o cidadão a ter mais consciência de suas atitudes na vida.  
Neste dia foram desenvolvidas algumas atividades entre os alunos: de cooperação, teatros, gincanas e por último o sorteio da rifa da cesta de páscoa.
Todos os alunos receberam mimos de Páscoa de seus professores regentes de turma.
Um pouco mais sobre as comemorações deste dia. E seus significados:

SÍMBOLOS DE PÁSCOA A Cruz da Ressurreição Representa o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. O Cordeiro Simboliza Cristo, que é o filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol de todo o rebanho (humanidade). Embora tido como símbolo daPáscoa cristã, o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e nos cultos Teutónicos, onde era frequente o sacrifício de animais aos deuses. Pão e Vinho Representando o corpo e sangue de Jesus, o pão e o vinho são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. O Círio Vela de enorme dimensão que se acende no sábado de Aleluia, que simboliza “Cristo, a luz dos povos”. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”. Coelhinho da Páscoa Esta tradição nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos. Ovos da Páscoa Os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...