quarta-feira, 23 de março de 2016

VISITA LAR DOS VELHINHOS – TORRES RS – PROJETO PÁSCOA DA ESCOLA.

VISITA LAR DOS VELHINHOS – TORRES RS – PROJETO PÁSCOA DA ESCOLA.

Nesta terça feira, dia 22 de março/2016 os alunos do 6° Ano II, acompanhados pelas professoras Lucélia, Cloreci, Simone e Cátia Simoni estiveram em visita no Lar dos velhinhos – asilo em Torres RS, atendendo o projeto “CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA A LUZ DO CONHECIMENTO E DO RESPEITO. Nesta visita a Professora Simoni levou alunas do 5° Ano onde as mesmas fizeram uma apresentação sobre a ressurreição com a música de Aline Barros. Os alunos do 6° Ano II reuniram alimentos para doar na visita aos idosos. Tivemos uma ótima acolhida por todos os profissionais do Lar. Observamos que a instituição tem um ótimo atendimento com fisioterapeutas estagiários da ULBRA. Técnicos de enfermagem estagiários da Escola Santa Rita, enfermeiros, cuidadores, entre outros.   Agradecemos a acolhida a todos nós da Escola Afonso. 








































ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS – PRÓS E CONTRAS

ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS – PRÓS E CONTRAS
A Professora Elizabeth na Disciplina de Ciências desenvolveu com os alunos do 7° ano o conteúdo sobre: “Organismos geneticamente modificados”. Ao concluir o assunto e as apresentações de trabalhos, pesquisa e vídeos utilizando o laboratório de informática, os alunos elaboraram folders, como poderemos ver abaixo, sobre o tema proposto. Nos folders são apresentados os benefícios e malefícios dos organismos geneticamente modificados, onde existem muitos grupos favoráveis como, por exemplo:  a biotecnologia, os laboratórios. Segundo estudos efetuados a ação desses alimentos modificados no organismo pode inibir a ação de antibióticos e outros medicamentos. Por outro lado, essa técnica proporciona produtos baratos, duradouros e resistentes, tanto alimentos como herbicidas e agrotóxicos. Os ambientalistas e pequenos agricultores são contrários, ao uso de alimentos transgênicos.







segunda-feira, 21 de março de 2016

CONSTRUINDO O PARQUINHO

CONSTRUINDO O PARQUINHO
A Direção da escola Luzia Rodrigues tem como meta estar construindo em parceria com a comunidade escolar e Secretaria de Educação – PARQUINHO NA ESCOLA. Neste sábado dia 19 de março os pais de alunos: Célio, Paulo, Fábio Brocca e Élson Ribeiro trabalharam todo o dia na confecção de alguns brinquedos como o balanço e a gangorra. Esse dia foi só o início das atividades que serão complementadas em um próximo momento, onde você poderá estar contribuindo para a confecção do mesmo. A Diretora já agradece os pais que colaboraram nesta primeira etapa.  Porque o parquinho na escola? Os brinquedos típicos de um parquinho favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais, ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação. Os atos de pular, correr e movimentar os brinquedos de um parquinho traz um ótimo resultado para a saúde e o desenvolvimento físico e mental da criança. Segundo a psicóloga infantil Luciana Gentilezza, o parquinho fornece todas as coisas indispensáveis para um bom crescimento. “Os brinquedos típicos de um parquinho favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais, ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação: um balanço ensina a aprender a esperar a sua vez, uma gangorra exige um amiguinho que tope ir junto, e assim por diante”, explica.












PINTANDO AMARELINHAS

PINTANDO AMARELINHAS
A professora de Educação Física Fernanda propôs atividades em turno inverso, onde os alunos realizariam atividades de pinturas na quadra em frente a escola para pintar os quadros de amarelinha.   No dia proposto vieram os alunos: Nícolas, Alisson Magnus, Ariel e Jeferson.  O trabalho rendeu, fizeram a limpeza da pedra e pintura de fundo. No próximo dia a ser combinado pela professora os alunos estarão desenhando os quadros e pintando os números nas amarelinhas. A amarelinha Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar pelo mundo. Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. O trajeto pode ter formas diversas. Origem Gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.  Por que propor Para o grupo vivenciar diferentes formas de equilíbrio.  Como enriquecer o brincar  ■ Ajude os menores a desenhar a amarelinha. ■ Planeje e apresente diferentes trajetos e jeitos de percorrê-los. ■ Peça que os pais ensinem os tipos de amarelinha comuns de sua infância. ■ Adapte as regras para os menores pularem com os dois pés para facilitar.  Os erros mais comuns  Ter um traçado fixo no chão do pátio. Desenhar os variados percursos faz parte da brincadeira. 
 Exigir que a turma siga as regras à risca e pule sem tocar as linhas do trajeto. Para os menores, já é um grande desafio coordenar os movimentos para saltar.
 













quarta-feira, 16 de março de 2016

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA A LUZ DO CONHECIMENTO E DO RESPEITO

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA A LUZ DO CONHECIMENTO E DO RESPEITO
A Escola Afonso Bedinot este ano estará deseja celebrar a Páscoa à luz do conhecimento e do respeito às diferenças. Os professores e alunos estarão participando das ações de solidariedade, através de confecção de cartões, doações de bombons, alimentos, uniformes, entre outros...  e assim serão visitadas entidades como APAE, Lar dos Velhinhos, hospital e acolhida do abraço no posto de saúde de Mampituba. Durante a semana os alunos do 6° ano 1 estarão apresentando uma peça de teatro para as crianças da creche.  No dia 24 de março na quinta feira a partir das 8:30 min. Nossa escola estará promovendo uma conversa simples e objetiva sobre o que é Páscoa e como cada segmento religioso comemora, neste dia foi convidado também um representante do comércio local para comentar se ocorrem mudanças no comércio em função da Páscoa. O objetivo da escola é mostrar para nossos alunos, na prática, que podemos conviver com as diferenças, respeitando as opiniões que diferem da nossa. A escola agradece o carinho e espera com muito amor sua presença entre nós.
Feliz Páscoa!
Páscoa... ressurreição!
A mudança... a transformação... o renascer!

Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram... que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates... ou daqueles que estão doentes e sem esperanças.

Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.

Desejamos a todas as famílias uma feliz páscoa!
São os votos de toda comunidade escolar Afonso Bedinot




terça-feira, 15 de março de 2016

DIA DE PREVENÇÃO ESCOLA x SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

DIA DE PREVENÇÃO ESCOLA x SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE  
Preocupados com o grande número de casos de saúde em todo o país, doenças transmitidas pelo vírus do Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre chikungunya.  A Escola municipal Afonso Bedinot desenvolveu em parceria com a secretaria Municipal de Saúde do Município na sexta feira dia 11 de março palestra e vídeo para todos os  alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais. Complementando as ações nesta segunda feira 14 de março os alunos saíram em trabalho de campo com seus professores para ajudar no combate ao mosquito. Fizeram limpeza em toda a escola recolhendo lixos e materiais possíveis de juntar água parada. Esta atividade ajuda aos alunos ter consciência de que é atos simples como este capaz de eliminar focos de mosquito, o que vem preocupando muito a população e também toda a comunidade escolar. Deixamos o nosso apelo a todos os moradores do município de Mampituba e arredores, para que limpem seus pátios, suas propriedades.  Juntos todos contra a Dengue!













ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...