Neste
Projeto a Professora Sandra realizou um levantamento com os alunos do 5° Ano
para saber o que será necessário para um real planejamento financeiro: Que
atividade os alunos desejam realizar com o dinheiro arrecadado com o cofrinho.
Como
será realizado? Previsão de custos; - Como será desenvolvida a atividade?
A
proposta principal é que as crianças poupem dinheiro durante o ano em um cofre
coletivo, até chegar a uma quantia suficiente para realizar a atividade
escolhida por eles. Tal atividade serve como o encerramento do ao letivo. Assim
cada turma faz a previsão de custos da atividade, transporte, ingressos,
lanche. E todos os cálculos são registrados mensalmente, no livro financeiro da
turma. Já a contabilidade é feita no livro financeiro d grupo. Nele ficam registradas
as contribuições das crianças.
Uma
vez por mês, o cofrinho é aberto, conferido os valores e registrado para que os
estudantes possam acompanhar e confrontar com as metas estabelecidas. Cada criança
pode depositar no cofrinho o valor de $ 5,00 (cinco reais) em uma data
escolhida pela turma.
O
projeto “Educação Financeira – arrecadação estudantil” coletivo e solidário,
além de motivar as crianças em saber lidar com o dinheiro, pretende ensiná-los
a fazer escolhas que considerem seus próprios objetivos sem perder de vista o
bem da coletividade, visando o bem comum e não somente o individual, desta
forma, o ensinamento de que o aluno precisa se esforçar para conquistar algo é
enfatizado.
A
professora Adriana complementa a atividade com alunos do 3° Ano 1 trabalhando o
texto da “Baratinha que guardava dinheiro na caixinha.”
Destacam-se
as atividades sobre: Economizar; - Pesquisar preços de produtos; - Confecção de cofrinhos;
Nota fiscal.
No
mês das crianças. [Os alunos irão ao cinema e no mercado, onde o trabalho é
sobre a nota fiscal, que é um direito do consumidor e dever do comerciante.]
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