segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FORMATURA DO PROERD MAMPITUBA RS

A brigada militar  de Mampituba/RS, representado pelo Sargento Leandro Martins com o apoio da Prefeitura Municipal realiza desde o ano de 2005 nas escolas municipais e estaduais, o PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. Este programa baseia-se no Estado norte americano criado em 1983 em Los Angeles. No Brasil o programa foi implantado no ano de 1992, gradativamente foi difundido pelos demais entes federativos, sendo marca registrada da polícia militar. No Rio Grande do Sul foi implantado no ano de 1998. O PROERD busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois a maioria das mais diversas formas de crimes está direta ou indiretamente relacionada com seu uso e exploração, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável. O PROERD hoje conta com três currículos, sendo eles: Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para o 5° ano e para pais e responsáveis. A brigada Militar de Mampituba está chegando este ano a marca dos 1000 crianças formadas – obtendo 100% dos alunos entre 06 e 12 anos. As escolas que foram contempladas com o PROERD este ano: E.M Demétrio Alves Fogaça, E.M. Afonso Bedinot. E.E. Martimiano Ferreira Alves. Redações mais criativas. !° Lugar: Brenda Brocca de Aguiar - E. Afonso  2° lugar: Luan Alves Santos - E. Demétrio e 3° lugar: Maria Luiza Evaldt da Silva - E. Afonso.

   




























segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PELOTÕES DO DESFILE CULTURAL NA VI FESTA DA NATUREZA

O primeiro pelotão representará os ternos de reis que são levados de casa em casa saudando o nascimento de Jesus, se inicia no dia 25 de Dezembro e vai até 06 de Janeiro. Terno de Reis, com a organização do Professor Ricardo, onde tivemos a participação de alguns membros do terno de reis da comunidade.   

O segundo pelotão representará as serenatas que se destinavam a propósito de cortejar a mulher amada ou reunir os amigos para comemorar o aniversário. Normalmente as pessoas esperavam até o aniversariante dormir e dirigiam-se a pé até sua casa, combinando com a família, para fazer-lhe uma surpresa ao som de gaitas e violões. Este bloco foi organizado pelas professoras Lucélia Lumertz e Giani Citadin com alunos do 1° e 4° Ano. 
O terceiro pelotão representará as festas religiosas que eram festas com intuito de homenagear os Santos Padroeiros de sua comunidade, pagar promessas e conseguir fundos para manter as despesas de manutenção das igrejas e salões comunitários. Este bloco envolveu alunos do Pré escolar, 2°, 3° e 5° Ano. Organizado pelas professoras: Cátia, Delvana, Sandra e Adriana. 
O quarto pelotão representará as domingueiras que eram festas organizadas nos Domingos à tarde, pelas comunidades, para promover um espaço de encontro e lazer para os jovens da época. Normalmente paralelos a dança eram promovidos alguns tipos de jogos como: carteado, dominó e bocha.  Este bloco foi organizado pelas professoras Zeni Paula e Vanessa, com a colaboração dos alunos do 6° ao 9° Ano. As professoras agradecem os alunos que ajudaram na confecção do pergolado, na semana anterior do desfile. 
5° e último pelotão. Neste bloco foi apresentado o histórico do festival de danças, que teve seu início no ano 2010 e tem por objetivo destacar a importância da dança no desenvolvimento dos nossos alunos, pois acreditamos que através da dança conseguimos manifestar nossos sentimentos e emoções. Quando dançamos, precisamos cooperar uns com os outros, e cooperação é um valor muito importante para os dias de hoje, para termos uma sociedade melhor.  Agradecemos os Professores de Educação Física Simone Paganini e Fernanda Oliveira.











































ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...