
Foram
apresentados vídeos de boas vindas do Secretário Estadual de Educação (SEDUC),
do Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS), e do
reitor da Universidade Estadual do rio Grande do Sul (UERGS).
Leitura
das orientações sobre o diagnóstico e aplicação do instrumento de diagnóstico,
disponibilizado no portal RCG, por meio do qual será possível refletir sobre a
realidade de sua escola.
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o
conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem
desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Este
documento foi construído a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica e Plano Nacional de Educação, cujos fundamentos pedagógicos consistem no
desenvolvimento de competências e no compromisso da educação integral.
O
Referencial Curricular Gaúcho (RCG), documento elaborado em regime colaboração
entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a União Nacional dos
Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RS) e o Sindicato do Ensino Privado
do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas
gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC,
valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
O
RCG está estruturado em seis cadernos pedagógicos, que abrangem Educação
Infantil; Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e
Ensino Religioso.
O
“Dia D” foi pensado em um momento de estudos e reflexões sobre a BNCC e o RCG,
considerando as realidades vivenciadas por docentes e gestores. A prática da
docência torna necessária a formação constante - um direito de todo(a)
professor(a) que precisa ser garantido pelo Estado e, ao mesmo tempo, um dever
de todo(a) professor(a) para que possa aperfeiçoar sua prática docente e se
apropriar de novas possibilidades pedagógicas e tecnologias que possibilitam
elevar a realização profissional e a qualidade do ensino, permitindo que novas
práticas possam ser transformadoras da realidade.



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