O “Dia D” na Escola Municipal Afonso Bedinot aconteceu no dia 12 de abril/19. A abertura
do evento ficou sob responsabilidade da Secretária Municipal de Educação Ana Maria
Martins Borges, assessora Lúcia Martins Selau e alunos da Flauta que tocaram e
encantaram nosso dia de estudos com recepção dos professores na escola.
Foram
apresentados vídeos de boas vindas do Secretário Estadual de Educação (SEDUC),
do Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS), e do
reitor da Universidade Estadual do rio Grande do Sul (UERGS).
Leitura
das orientações sobre o diagnóstico e aplicação do instrumento de diagnóstico,
disponibilizado no portal RCG, por meio do qual será possível refletir sobre a
realidade de sua escola.
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o
conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem
desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Este
documento foi construído a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica e Plano Nacional de Educação, cujos fundamentos pedagógicos consistem no
desenvolvimento de competências e no compromisso da educação integral.
O
Referencial Curricular Gaúcho (RCG), documento elaborado em regime colaboração
entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a União Nacional dos
Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RS) e o Sindicato do Ensino Privado
do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas
gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC,
valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
O
RCG está estruturado em seis cadernos pedagógicos, que abrangem Educação
Infantil; Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e
Ensino Religioso.
O
“Dia D” foi pensado em um momento de estudos e reflexões sobre a BNCC e o RCG,
considerando as realidades vivenciadas por docentes e gestores. A prática da
docência torna necessária a formação constante - um direito de todo(a)
professor(a) que precisa ser garantido pelo Estado e, ao mesmo tempo, um dever
de todo(a) professor(a) para que possa aperfeiçoar sua prática docente e se
apropriar de novas possibilidades pedagógicas e tecnologias que possibilitam
elevar a realização profissional e a qualidade do ensino, permitindo que novas
práticas possam ser transformadoras da realidade.
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