Justificativa
Para Paulo Freire (1987) a comunicação
transforma seres humanos em sujeitos na medida em que é vista como um processo
da comunicação, uma construção partilhada do conhecimento mediada por relações
dialógicas entre os homens e o mundo, essa abordagem de comunicação implica
numa reciprocidade que não pode ser rompida e seu conteúdo não pode ser apenas
comunicado de um sujeito a outro, mas sim ter um significado significante para
ambos os sujeitos.
E neste contexto podemos destacar a
rádio como um veículo de comunicação de grande atuação social, pois através
desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, culturais e
econômicas tem acesso a informação e ao entretenimento. É sem dúvida um veículo
democrático e tem um papel importante na construção de conhecimentos. Na escola
a rádio poderá ampliar a comunicação entre escola e aluno, desta forma
concretizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio de estratégias tais
como: uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a
construção de conhecimento, e incentivar a criatividade do educando, além de
possibilitar o trabalho em equipe e uma aprendizagem colaborativa.
Objetivo
Geral
Estimular à comunidade
escolar Afonso Bedinot a manutenção dos enunciados na rádio com o objetivo de
utilizar a mesma como ferramenta pedagógica, entretenimento e informativa.
Objetivos
Específicos
Fazer da rádio um
instrumento pedagógico que possibilite a realização de trabalhos em grupo que
desenvolvam a criatividade e o senso crítico dos educandos.
Exercitar a oralidade,
a escrita na elaboração e apresentação das notícias, para que os educandos
possam desenvolver com clareza suas ideias.
Propor programas que
sejam produzidos de maneira interdisciplinar para que possamos integrar os professores, alunos e comunidade escolar
em geral.
Procedimentos/Metodologia
Organizar oficina com
professores e equipe para que possam vivenciar e experimentar como se elabora,
produz e apresenta um programa de rádio. Num segundo momento serão realizadas
ofocinas com os grupos de alunos
educandos que participam do projeto.
Definição dos
funcionários e professores da escola que coordenaram a rádio na escola;
Levantamento de alunos
interessados em aderir ao projeto de rádio e escola e as etapas para a
definição dos grupos e o gerenciamento dos programas;
Escolha dos programas e
temas que serão abordados na rádio;
Organização de horários
para apresentação da programação na rádio.
Ricardo Oliveira Lummertz (Professor de História e
Geografia)
Luzia Rodrigues da Costa (Diretora da Escola)
Cloreci Ramos Matos (coordenadora da sala informatizada)
Assessoria:
Professores: Elizabeth, Luana, Delvana, Lucélia, Willian,
Geovana, Débora, ...
Alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário